Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da UFPI é selecionado para o projeto "A Gente Transforma"

Estudante da UFPI é selecionado para o projeto "A Gente Transforma"

O estudante do 7° período do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Igor Nunes Rodrigues, foi um dos 17 selecionados para participar da segunda edição do projeto "A Gente Transforma (AGT) 2012 - Chapada do Araripe/Piauí", criado pelo reconhecido designer Marcelo Rosenbaum.

Igor Nunes concorreu com mais de 200 candidatos de todo país, estudantes das áreas de arquitetura, design, serviço social e engenharia. Os selecionados passarão 15 dias na localidade de Várzea Queimada, município de Jaicós (a 400 km de Teresina), próximo a divisa dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

Sob a supervisão de profissionais, coordenados pelo designer Marcelo Rosenbaum, os estudantes têm a tarefa de encontrar soluções, junto à comunidade, para melhoria do saneamento básico, iluminação das casas, problema da água contaminada e falta de infraestrutura.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos enviaram vídeo de apresentação e texto sobre como o design sustentável pode requalificar a vida das pessoas do povoado de Várzea Queimada. "Resolvi me inscrever motivado pelo interesse na área de sustentabilidade, pela experiência de trabalhar com profissionais renomados e pela oportunidade de aliar arquitetura com trabalho social", disse o estudante.

Igor Nunes, estudante de Arquitetura da UFPI, selecionado para integrar a equipe do projeto A Gente Transforma - 2012

No texto enviado pelo estudante da UFPI, ele dá sugestões de iluminação e circulação de ar sustentáveis que podem melhorar a qualidade das moradias da região. "Os espaços devem ser pensados em conjunto com os moradores de modo a haver sempre a identificação do usuário, de sua cultura ao espaço. Elementos vazados como cobogós ou muxarabis tornarão os ambientes fluidos e iluminados. Portas com bandeiras em elementos regionais como talos de canaúba, janela com quebra sol utilizando a palha de carnaúba permitirão a circulação do ar sem desproteger dos raios solares", escreveu.

Além de estudar para a graduação, o estudante de 20 anos é estagiário em um escritório de Arquitetura em Teresina, além de participar de projetos de pesquisa dentro da Universidade. "Agradeço à Universidade e aos meus professores pela boa formação, principalmente às professoras Nícia Leite e Kaki Afonso", disse.

A professora e coordenadora do Escritório Escola de Arquitetura da UFPI Drª Alcília (Kaki) Afonso, explicou que os alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFPI possuem uma formação voltada para a área de planejamento urbano e inserção social, e que a participação do Igor neste processo, de certa forma, é resultado dos princípios desta formação. "Acho muito importante a participação do aluno Igor Nunes no projeto AGT, pois demonstra a iniciativa do aluno em procurar espaços em nível nacional para desenvolver um trabalho que tem buscado despertar a comunidade e promover mudanças nos cidadãos e no meio em que eles vivem, através de propostas e ações de inclusão social, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço, que de certa forma, é o que estamos fazendo através de projeto de extensão desenvolvido na comunidade Vila Ininga (localizada na cidade de Teresina-PI)", declarou Kaki Afonso.

No ano em que o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI completa 19 anos de implantação, a seleção de um aluno para o AGT representa a maturidade do curso, afirma Nícia Bezerra Formiga Leite, coordenadora do curso. O curso também teve o número de vagas duplicado para o ingresso 2012, passou de 30 para 60.

Nícia Bezerra Formiga Leite, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI

No dia 1° de fevereiro, os estudantes selecionados irão ao povoado de Várzea Queimada. E a Universidade Federal do Piauí estará representada pelo jovem acadêmico de Arquitetura, Igor Nunes. É a UFPI firmando, mais uma vez, seu compromisso com a educação superior de qualidade, gerando conhecimento em benefício da melhoria da qualidade de vida da população.

Conheça o projeto "A GENTE TRANSFORMA"

O projeto "A Gente Transforma" (AGT) foi criado em 2011, pelo designer Marcelo Rosenbaum. O objetivo principal do AGT é transformar os problemas sociais, que afetam as famílias que vivem em condições precárias, em oportunidades de desenvolvimento. O projeto é realizado por meio de parcerias e voluntariado. Empresas, poder público, estudantes universitários, profissionais e a comunidade, todos reunidos em prol da melhoria da qualidade de vida de uma determinada população.

Segundo o site do projeto, a edição Chapada do Araripe/Piauí será composta por duas frentes de trabalho. Uma qualificando os artesãos locais para produção de 30 peças, que serão expostas na maior feira de designer do mundo, Salão Internacional de Milão, em abril de 2012. A segunda, voltada para melhorar a qualidade de vida da população local por meio do desenvolvimento e da implantação de ações sustentáveis de iluminação e saneamento.

(Foto: Tatiana Cardeal)

O designer Marcelo Rosenbaum entre artesãs da localidade Várzea Queimada, município de Jaicós-PI